AMPEB AMPEB

Notícias

10/03/2012 11:38 Notícias

Discurso da presidente da Ampeb na posse do PGJ – íntegra

COMPARTILHE:

(cumprimentos)

Cumprindo a honrosa missão, tradicionalmente confiada aos sucessivos presidentes da AMPEB ao longo dos anos, venho a esta tribuna para, em nome da classe, após festiva e democrática eleição, render justas homenagens ao Promotor de Justiça Wellington César Lima e Silva, o mais votado da lista tríplice, escolhido para conduzir os destinos de nossa instituição ao longo do próximo biênio.

Sempre notabilizado por sua inteligência e desenvoltura acadêmicas, o Dr. Wellington César Lima e Silva, digno colega Promotor de Justiça, amigo e professor de tantos de nós, tem em suas mãos confiada, por mais um biênio, a missão de exercer a gestão, chefia e representação institucional, honrando o cargo de Procurador-Geral de Justiça da Bahia, ao qual ascendeu após rotunda aprovação de sua primeira gestão, materializada em inquestionável soma de votos.

O momento é de celebrarmos juntos este recomeço que haverá de ser frutífero ao Ministério Público, aos seus membros, aos seus servidores e, sobretudo, à sociedade.

Como todo recomeço, este – que ora vivenciamos institucionalmente – sugere reflexão, análise, humilde reconhecimento de falhas, despretensioso festejo dos êxitos, reunião de forças, novos planos e desafios, renovadas buscas de convergência, sem sectarismo.

São de Chico Xavier as instigantes palavras:

Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim”.

No caso do Ministério Público, instituição permanente, conforme preceito constitucional, esse novo fim será sempre ponto de partida para novos caminhos que, se bem escolhidos, nos levarão a novas e novas conquistas e descobertas.

Juntos, precisamos desbravar os caminhos que apontam a esse novo fim que, sempre, em qualquer circunstância, queiramos ou não, será responsabilidade e cenário da vida de todos nós.

Não podemos nos furtar a servir ao Ministério Público com nosso talento, nosso esforço, exemplo e perseverança, com maior ou menor notoriedade, ofertando a ele nossas ações, opiniões, críticas e, sobretudo, nosso entusiasmo.

Não há circunstância que nos faça menos senhores do Ministério Público e menos responsáveis pelos seus rumos. Somos membros dele!

Senhor Procurador-Geral, os membros do Ministério Público, mulheres e homens de bem, seus colegas, desejam encontrar em Vossa Excelência o líder que os conduzirá a esse novo fim, próspero em renovadas perspectivas, desafios e conquistas.

Diz a canção:

Nós podemos tudo / nós podemos mais / Vamos lá fazer o que será !”

Para alcançarmos “o mais”, para fazermos “o que será”, é fundamental que estejamos em harmonia, jamais confundida com o silêncio obsequioso, buscando encontrar formas e meios de fortalecermos o que temos de melhor em nossa instituição.

A AMPEB, atenta e fiel à maciça opinião manifestada pela classe que representa, desempenhará o seu papel institucional, ofertando, diuturnamente, em todos os espaços franqueados ou conquistados, sua colaboração ao pleno êxito da administração de Vossa Excelência. 

Galhardia, espírito democrático, respeito mútuo, diálogo franco e um profundo e inarredável zelo pelo Ministério Público e por seus membros, são máximas que jamais podem ser olvidadas nas relações institucionais entre a Procuradoria-Geral de Justiça e a AMPEB. 

O inimigo está lá fora e nos quer fragilizado, divididos. Vamos frustrá-lo, sempre !

Unidos, rechaçaremos toda e qualquer tentativa de menoscabar a missão constitucional e as prerrogativas do Ministério Público; com inteligência e coesão, nossa entidade classista e nossa chefia institucional encontrarão os caminhos para obter a satisfação dos tantos e importantes pleitos da classe, amplamente conhecidos, tais como aqueles que contemplam os colegas em acúmulo de funções, os atinentes a parcelas indenizatórias e a paridade vencimental entre ativos e inativos.

Colegas e amigos, nossa missão diuturna é árdua, mas não chega aos pés de nossa perseverança, capacidade de renovação e coragem. Sigamos em frente, estimulados por nossos sonhos e guiados por nossa inabalável fidelidade ao Ministério Público e à sua missão.

Com a palavra de Dom Hélder Câmara, encerro conclamando a todos para, ombreados, seguirmos adiante, por um Ministério Público cada vez mais forte e digno da confiança que a sociedade lhe tem depositado, mais uma vez cumprimentando e parabenizando o Excelentíssimo Senhor Procurador-Geral de Justiça da Bahia:

“É graça divina começar bem. Graça maior persistir na caminhada certa. Mas graça das graças é não desistir nunca”.

Viva ao Ministério Público !

Ministério Público do Estado da Bahia Associação Nacional dos Membros do Ministério Público Conselho Nacional do Ministério Público